quarta-feira, outubro 28, 2009

Família Sacramento Monteiro

FAMÍLIA SACRAMENTO MONTEIRO




A Família Sacramento Monteiro, do lado da nossa Mãe, tem origem na Ilha do Fogo, Arquipélago de Cabo Verde, através de Amaro Monteiro Rebelo (Amaro Velho) que lá se fixou em 1680. Casou com Maria Fidalga das Donas Vasconcelos.
Na 5ª geração (descendentes de Amaro Monteiro Rebelo) começa a aparecer o Ramo Sacramento Monteiro com Francisco José Sacramento Monteiro, Morgado do Pico Pires e Capitão da 4ª Companhia de Milícias, nascido em 1780, filho de Amaro Monteiro Rebelo (Amaro Novo), Capitão-Mor da Ilha do Fogo e de Maria Dornalha de Andrade. Casou em 1811 com Ana Maria Benedita Barbosa e teve 14 filhos entre os quais o nosso Trisavô Tadeu José do Sacramento Monteiro, proprietário, nascido a 15/9/1827 e casou em 1849 com Leonarda Júlia Gomes Barbosa de quem teve 10 filhos, um dos quais era o nosso Bisavô Miguel do Sacramento Monteiro, médico formado pela Univeridade de Paris, nascido a 16/4/1858 que casou com Geneviève Danguiral Faliece, de nacionalidade francesa, de quem teve 5 filhas, sendo a mais nova a nossa Avó Antoinette Marie do Sacramento Monteiro Rodrigues Coelho, nascida a 21/5/1901 que casou com José Carlos Rodrigues Coelho Jr., Oficial da Marinha de Guerra Portuguesa. Teve 9 filhos, sendo a mais velha a nossa Mãe Maria Luísa do Sacramento Monteiro Rodrigues Coelho Cortez, nascida a 4/7/1919 que casou com Edmar Pereira Cortez com quem teve 11 filhos.










Trisavô Tadeu José do Sacramento Monteiro



Bisavós Miguel e Geneviève

















Avós José Carlos e Antoinette

















Os nossos Pais






.

7 comentários:

VICTOR SACRAMENTO MONTEIRO disse...

Olá Sr. Cortez, eu sou descendente da família Sacramento Monteiro, filho de João e neto do Miguel Sacramento Monteiro. Fiquei muito contente ao descobrir este maravilhoso trabalho e por isso venho lhe oferecer a minha ajuda/ contribuição no que lhe posso ser útil; tenho um vasto conhecimento da nossa arvore genealógica e fotografias antigas da família. Se lhe poder ser útil em algum aspecto é só me contactar pelo meu e-mail VSM@VSM1.NET.

Antero Barbosa disse...

Editei e foi lançado no dia 10 de Agosto passado um livro de genealogia das famílias da ilha do Fogo ( Barbosa, Mendes Rosado, Henriques, Medina e Vasconcelos, Sacramento Monteiro e Vieira de Vasconcelos). Para consultar esse livro basta entrar em contacto comigo pelo telefone fixo 21 716 08 51 ou móvel 91 699 20 94. Sempre ao dispor, Antero (Sacramento Monteiro)
Barbosa

Anónimo disse...

isto men sempre e assim a que haver regitos de certiadao de nascimento porque? porque sou barbosa da ilha do fogo da qual parte ainda me pertence e o titulo sacramento monteiro é,foi do meu tio avo ildefonso que passou para mim os titulos o brasao e o selo

Helder Santos disse...

Esta é uma família enorme. O Sr. Tadeu José de Sacramento Monteiro é também meu trisavô. O filho dele Manuel José do Sacramento Monteiro, militar português, que foi casado com Maria Hortência Correia Sampaio, quando esteve colocado como Administrador da Ilhas de Santo Antão e São Vicente, em Cabo Verde, viveu algum tempo e levou-a para a Guiné-Bissau, a Sra. Senhorinha Leite Costa (minha bisavó), filha de agricultores da Ilha da Madeira, radicados no Paúl, e com quem teve dois filhos. Um dos filhos a Sra. Alice Leite Costa de Brito e Silva (minha avó), nascida em Bolama, Guiné-Bissau. A minha bisavó após ser abandonada, voltou a casar, e nunca nos deixou aproximar da família Sacramento Monteiro.

A minha avó Alice, veio a casar com outro caboverdiano da Ilha da Boavista, Olímpio Brito e Silva, e tiveram 10 filhos, entre eles a minha mãe Maria de Lourdes Leite Costa de Brito e Silva Monteiro Santos.

Eu chamo-me Helder Jorge Brito e Silva Monteiro Santos, nasci na Guiné-Bissau, mas vivo actualmente em Cabo Verde. Sou um apaixonado pelas histórias da família, e no trabalho que estou a tentar fazer dos diferentes ramos da minha família, e estudando o ramo Sacramento Monteiro, dei com o seu post. Foi um grande prazer saber que temos familiares em França, e que somos trinetos do Tadeu e descendentes de Amaro Velho e Francisco Monteiro Rebelo, que é pai do Amaro Velho.
Um abraço a todos

Anónimo disse...

Chamo-me Salomão Daniel Silva Montrond Monteiro, nasci na Ilha do Fogo Freguesia de Nossa Senhora de Ajuda, filho de Alfredo José Monteiro, casado com a sua prima primeira por nome de Clementina Monteiro Gomes Monteiro, nome do meu Avô paterno é Marcelino José Monteiro, era casado com Ana Eugênia Silva Monteiro, mãe da minha mãe por nome Guilhermina Monteiro Montrond Gomes, filha de Cristiano José Monteiro, era irmão do meu Avô Marcelino José Monteiro é só por agora História de longa caminhada quel Abraçao para as nossas raízes! Até lá.

Anónimo disse...

de onde vem este Apelido Cortez Amigo. Sou família dos Sacramento também

Catia Brandão disse...

Olá eu também a minha bisavô e filho do Tadeu sacramento monteiro. Júlia monteiro